SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número3Actividad experimental problematizada: uma metodología fundamentada por narrativa autoral“Madres y padres por la democracia” y “El lugar de lo niños es en la escuela”: un análisis de disputas sobre el regreso a clases en Instagram índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Reflexão e Ação

versión On-line ISSN 1982-9949

Resumen

FERREIRA, Michelle Dantas; GUEDES, Adrianne Ogêda  y  SILVA, Edilane Oliveira da. Educação estética e afetividade: suleando diálogos que (des)formam a educação e transformam a realidade. Rev. Reflex [online]. 2021, vol.29, n.3, pp.253-266.  Epub 05-Sep-2023. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v29i3.16083.

O presente artigo visa tensionar a relação entre Educação Estética e afetividade na formação docente e discente. Para tal, toma como referenciais principais Freire, Boaventura e perspectivas epistemológicas decoloniais em diálogo com duas experiências que acontecem em instituições públicas municipais do Rio de Janeiro, frutos das pesquisas de mestrado em Educação desenvolvidas pelas autoras em uma universidade pública municipal, que têm como desafio refletir sobre uma Educação pautada em relações estéticas, horizontais, democráticas, coletivas e afetivas, que (des)formam o olhar de adultos e crianças, tendo como fio condutor a amorosidade, o afeto e a esperança.

Palabras clave : Paulo Freire; Educação Estética; Afetividade; Dialogia; Epistemologias do Sul.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )