Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Reflexão e Ação
versión On-line ISSN 1982-9949
Resumen
BRAGA, Pedro Luis; SAURA, Soraia Chung y ZIMMERMANN, Ana Cristina. As performances do professar: deslocamentos do rio do saber em práxis incorporadas. Rev. Reflex [online]. 2022, vol.30, n.1, pp.148-164. Epub 17-Ago-2023. ISSN 1982-9949. https://doi.org/10.17058/rea.v30i1.15898.
Ao cruzar as noções de performance e professar, tal como trabalhadas sobretudo por filósofos como Derrida e Gusdorf, este texto ensaia possibilidades de deslocar a noção de Saber do professor como objeto, passível de ser transferido, para aquela de Saber como práxis incorporada, manifesta em gestos e constituída na relação entre professores e alunos, em presença. A partir da Pedagogia Crítico-Performativa e dos estudos da performance, propomos que o professar seja entendido como a performance do saber que se constitui na pessoalidade intransferível, inerente aos processos de subjetivação.
Palabras clave : Performance; Saber; Professar; Incorporação; Presença.