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Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117
Resumen
PFUETZENREITER, Márcia Regina. A RUPTURA ENTRE O CONHECIMENTO POPULAR E O CIENTÍFICO EM SAÚDE. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2001, vol.3, n.2, pp.91-104. ISSN 1983-2117. https://doi.org/10.1590/1983-21172001030202.
Neste artigo, discute-se a utilização de conhecimentos científicos na area de saude pela população, levando-se em consideração os canais de comunicação entre os profissionais de saude e os pacientes. Esses canais podem facilitar ou se constituir em obstaculos para a adoção de habitos e de atitudes em relação a medidas preventivas e de participação em tomadas de decisão tanto individuais quanto coletivas. Para que haja ruptura tanto desses obstaculos quanto da dificuldade do especialista em compreender e dialogar com seu paciente, sugere-se que os cursos trabalhem com essa questão dos canais de comunicação na formação e educação dos profissionais da area.
Palabras clave : saúde pública; educação em saúde; ciência tecnologia e sociedade..