Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117
Resumen
TEIXEIRA, Paulo Marcelo Marini. INICIAÇÃO À PESQUISA: UM EIXO DE ARTICULAÇÃO NO PROCESSO FORMATIVO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2003, vol.5, n.1, pp.09-22. ISSN 1983-2117. https://doi.org/10.1590/1983-21172003050102.
O presente artigo analisa o processo de iniciação à pesquisa em educação em ciências que vem sendo desenvolvido no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UESB/Jequié/BA. A pesquisa foi desenvolvida entre 2002 e 2003, com o acompanhamento da trajetória de 12 licenciandos que participaram do processo desde a confecção do projeto de pesquisa até a entrega da monografia final. Para complementar a coleta de dados, foram realizadas entrevistas e análise documental, além do contato com os professores que atuaram como orientadores dos licenciandos. O objetivo da pesquisa foi detectar o impacto desse processo na formação dos licenciandos e, verificar se de alguma forma, a realização dos trabalhos de final de curso permite a articulação entre a área de conteúdos específicos e a área de formação pedagógica, contribuindo para construção de uma proposta curricular mais coesa, em que todos possam dar contribuição efetiva para formação do professor.
Palabras clave : ensino de ciências; formação de professores; pesquisa e ensino..