Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117
Resumen
BATISTA, Marcus Vinicius de Aragão; CUNHA, Marlécio Maknamara da Silva y CANDIDO, Alexandre Luna. ANÁLISE DO TEMA VIROLOGIA EM LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2010, vol.12, n.1, pp.145-158. ISSN 1983-2117. https://doi.org/10.1590/1983-21172010120109.
A Virologia proporciona conhecimentos básicos e aplicados para serem utilizados no dia-a-dia das pessoas visando melhorar sua qualidade de vida no tocante à saúde coletiva. Entretanto, há uma carência muito grande de estudos que analisam esses conceitos nos livros didáticos do ensino médio. Esta pesquisa analisou os principais conceitos da Virologia nos livros didáticos de Biologia do ensino médio mais utilizados em escolas do município de Aracaju, Sergipe. A análise foi feita com ênfase na verificação de erros conceituais e em uma possível consideração do conhecimento prévio dos alunos. Os livros apresentaram problemas com relação aos conceitos empregados e à contextualização. Os resul tados obtidos indicam a necessidade de reformulação e atualização desses recursos didáticos para o auxílio no ensino da Virologia.
Palabras clave : Livro didático; virologia; ensino médio..