Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117
Resumen
LIMA, Maria Emilia Caixeta de Castro y SILVA, Penha Souza. CRITÉRIOS QUE PROFESSORES DE QUÍMICA APONTAM COMO ORIENTADORES DA ESCOLHA DO LIVRO DIDÁTICO. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2010, vol.12, n.2, pp.121-136. ISSN 1983-2117. https://doi.org/10.1590/1983-21172010120208.
Nesse artigo relatamos uma pesquisa desenvolvida com profes sores de Química da rede pública estadual de Minas Gerais durante um processo de formação de professores - Imersão - realizado pelo Cecimig, com o objetivo de identificar os principais critérios utilizados pelos pro fessores na escolha do livro didático (LD). Utilizamos os dados obtidos a partir de um questionário respondido por 180 professores de Química. Nossa pesquisa mostrou que 99% dos professores utilizam livro didático e apontaram os seguintes critérios para escolha: abordagem (conteúdo, contextualização, textos); autor; linguagem clara; diagramação (encaderna ção, visual); exercícios (quantidade e qualidade); orientações oficiais (PCN e CBC). A pesquisa apontou também que os professores têm dificuldades na escolha do LD.
Palabras clave : Livros didáticos; formação de professores; ensino de química..