Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117
Resumen
COUTINHO, Francisco Ângelo y SOARES, Adriana Gonçalves. RESTRIÇÕES COGNITIVAS NO LIVRO DIDÁTICO DE BIOLOGIA: UM ESTUDO A PARTIR DO TEMA "CICLO DO NITROGÊNIO". Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2010, vol.12, n.2, pp.137-150. ISSN 1983-2117. https://doi.org/10.1590/1983-21172010120209.
Fundamentando-se em um modelo de aprendizagem a partir de recursos que fazem uso de texto verbal e imagem, e na teoria da carga cognitiva, o artigo analisa quatro coleções de livros didáticos de Biologia. Para nossa análise, elegemos como tema o "Ciclo do Nitrogênio". A aná lise evidenciou um planejamento instrucional inadequado, que sobrecar rega os recursos cognitivos do aluno. Assim, o estudo das quatro coleções indica a necessidade de que o planejamento e a construção de imagens para o livro didático de Biologia sejam orientados por preceitos e critérios que visem tornar o uso dos recursos pictóricos mais eficientes. Ao final, propomos algumas indicações para a área de pesquisa e ensino em Ciências e Biologia.
Palabras clave : Ensino de biologia; livro didático; memória operacional; carga cognitiva..