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Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117
Resumen
HOSOUME, Yassuko; LEITE, Cristina y CARLO, Sandra Del. ENSINO DE ASTRONOMIA NO BRASIL - 1850 A 1951 - UM OLHAR PELO COLÉGIO PEDRO II1. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2010, vol.12, n.2, pp.189-204. ISSN 1983-2117. https://doi.org/10.1590/1983-21172010120212.
Tendo como referência o entendimento de que o currículo é resultado de um processo constituído de conflitos e disputas entre dife rentes tradições e concepções sociais, é analisado o ensino de astronomia no Brasil, a partir dos 18 programas do Colégio Pedro II, relativos às reformas de 1841 a 1951. Inicialmente identificada na disciplina Cosmographia, a astronomia está ausente dos currículos em alguns perío dos (1856/58 e 1951) e retorna, outras vezes, incorporada em disciplinas como Geografia e/ou Física (por ex.1858 e 1931). Essa não linearidade na evolução temporal do currículo também é observada na permanência de temas como estações do ano ou eclipses, em todas as reformas e na ausên cia descontínua de conteúdos como métodos de observação dos astros ou caracterização do Sol em algumas delas.
Palabras clave : Ensino de astronomia; currículo; reforma educacional..