Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117
Resumen
LANGHI, Rodolfo y NARDI, Roberto. FORMAÇAO DE PROFESSORES E SEUS SABERES DISCIPLINARES EM ASTRONOMIA ESSENCIAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2010, vol.12, n.2, pp.205-224. ISSN 1983-2117. https://doi.org/10.1590/1983-21172010120213.
Este artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa mais ampla acerca da Educação em Astronomia na formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental. A partir da análise dos principais tópicos em Astronomia trabalhados nacionalmente e dos resultados de pesquisas da área, identificamos um conjunto de conteúdos fundamentais em Astronomia para o trabalho docente. Por meio da investigação por amostragem de professores, porém, demonstramos que, mesmo nestes conteúdos essenciais, há a persistência de concepções alternativas por parte dos docentes. Os resultados apontam, assim, para a necessidade de uma melhoria na qualificação docente em relação aos seus saberes disci plinares, embasada em resultados de pesquisas sobre Educação em Astronomia, a favor de um ensino que contemple, no mínimo, os conteú dos fundamentais sobre este tema.
Palabras clave : Educação em astronomia; formação de professores; conteúdos disciplinares essenciais..