Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117
Resumen
COMPIANI, Maurício. NARRATIVAS E DESENHOS NO ENSINO DE ASTRONOMIA/GEOCIÊNCIAS COM O TEMA "A FORMAÇÃO DO UNIVERSO": UM OLHAR DAS GEOCIÊNCIAS. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2010, vol.12, n.2, pp.257-278. ISSN 1983-2117. https://doi.org/10.1590/1983-21172010120216.
A partir das Geociências, o artigo problematiza para o ensino de Astronomia, se a complexidade do objeto e dos fenômenos em Astronomia necessita do uso da linguagem visual em compartilhamento com a linguagem verbal, ou seja, se necessita da integração do verbal (nar rativo) e do não-verbal (expressões gráficas - desenho). Retiro de um estudo de caso para as discussões duas estórias com dois desenhos sobre a formação do Universo. Mostro que os alunos desenvolveram "concei tos visuais", para singularizarem fenômenos do tema, e a lógica narrativa em que as partes foram conformadas, tendo em vista uma noção da estó ria final. Essas discussões estão apoiadas na semiótica pierciana para as narrativas e nos estudos de percepção visual (Gestalt).
Palabras clave : Ensino de astronomia; narrativas históricas; desenhos..