Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117
Resumen
ARAUJO;, Abelardo Bento y SILVA., Maria Aparecida da. CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE; TRABALHO E EDUCAÇÃO: POSSIBILIDADES DE INTEGRAÇÃO NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2012, vol.14, n.1, pp.99-112. ISSN 1983-2117. https://doi.org/10.1590/1983-21172013140106.
Supondo haver lacunas na produção teórica sobre Currículo, especialmen te integrando os campos Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) e Trabalho e Educa ção (T&E), este artigo questiona a possibilidade de integrar os pressupostos desses campos no currículo da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Ciente da im possibilidade de responder cabalmente à indagação, o texto pretende ser ponto de partida para discussões futuras. Primeiramente, analisam-se as obras A estrutura das revoluções científicas, de Thomas Kuhn, e Primavera silenciosa, de Rachel Carson, publi cadas no ano de 1962 - dialogando-se com autores que discutem CTS em educação. Em um segundo momento, analisam-se produções contemporâneas sobre os vín culos entre T&E na sociedade capitalista, evidenciando-se possibilidades de inte gração entre os dois campos, relacionando-os ao currículo da EPT.
Palabras clave : CTS; T&E; currículo..