Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117
Resumen
CARDOSO;, Lívia de Rezende y ARAUJO., Maria Inez de Oliveira. CURRÍCULO DE CIÊNCIAS: PROFESSORES E ESCOLAS DO CAMPO. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2012, vol.14, n.2, pp.121-135. ISSN 1983-2117. https://doi.org/10.1590/1983-21172013140208.
Resultante do movimento "Por uma Educação do Campo", a es cola do campo é entendida como lugar em que se produz conhecimento a partir da relação direta com a cultura que os sujeitos estabelecem entre si e com o meio onde vivem. Nessa perspectiva, buscamos investigar a seleção dos conteúdos realizada pelos professores de Ciências de escolas do cam po, tendo como ferramentas de coleta de dados entrevista e questionário. Constatou-se que o currículo é construído por eles a partir de uma seleção dos conteúdos do livro didático adotado. Embora poucos professores te nham demonstrado pequenos avanços ao preocuparem-se com um cur rículo a partir do contexto local e que questione as práticas cotidianas em comunidade, consideramos que essa não é uma prática intencional.
Palabras clave : Educação do campo; ensino de ciências; currículo escolar..