Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117
Resumen
SANTOS, Cintia Ap. Bento dos y CURI, Edda. REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE FÍSICA. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2012, vol.14, n.3, pp.85-95. ISSN 1983-2117. https://doi.org/10.1590/1983-21172012140306.
Este artigo apresenta dados de uma pesquisa que tem por objetivo apresentar como ocorrem as mobilizações de conhecimentos matemáticos na resolução de tarefas de Física, considerando os registros de representação semiótica. Para evidenciar o exposto, trazemos uma análise qualitativa centrada na transformabilidade dos registros de representação semiótica e em aspectos didáticos de três tarefas que fizeram parte de um de nossos instrumentos utilizados na pesquisa, bem como uma síntese explicitando o que Duval entende por registros de representação semiótica. Ao final, apresentamos algumas considerações que apontam para as dificuldades que alunos podem ter no momento da resolução de tarefas de Física que, de certa forma, associam-se com a transformabilidade de um registro de representação semiótica.
Palabras clave : Mobilização de conteúdos; registros de representação semiótica; ensino de física..