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Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117
Resumen
FRAIHA-MARTINS, France y GONCALVES, Terezinha Valim Oliver. INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E CIENTÍFICA DOS ANOS INICIAIS DE ESCOLARIDADE: UM ESTUDO SOBRE AS PESQUISAS DA ÁREA ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2012, vol.14, n.3, pp.313-331. ISSN 1983-2117. https://doi.org/10.1590/1983-21172012140319.
Neste artigo, examinamos dissertações e teses sobre o uso da informática na educação matemática e científica nos anos iniciais de escolaridade, defendidas no âmbito da área ensino de Ciências e Matemática (46) no Brasil. Os referenciais teóricos que adotamos para analisar essas pesquisas são: Valente (1999), Almeida (2007), Haddad (2002), Franco (2003), dentre outros. Os resultados revelam que pesquisas, ao investirem na compreensão do ensino e/ou da aprendizagem utilizando informática como recurso, privilegiam estudo das potencialidades das tecnologias empregadas. Poucos trabalhos verticalizam de maneira epistêmica ou metodológica o papel docente em contextos em que a informática está inserida. Investir em pesquisas sobre essa temática é desejável, considerando as perspectivas da área de educação em Ciências e Matemática neste século.
Palabras clave : Informática; educação em ciências e matemática; anos iniciais do ensino fundamental..