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Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117
Resumen
ASSIS, Sheila Soares de; PIMENTA, Denise Nacif y SCHALL, Virgínia Torres. CONHECIMENTOS E PRÁTICAS EDUCATIVAS SOBRE DENGUE: A PERSPECTIVA DE PROFESSORES E PROFISSIONAIS DE SAÚDE. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2013, vol.15, n.1, pp.131-153. ISSN 1983-2117. https://doi.org/10.1590/1983-21172013150109.
Dentre os agravos à saúde que têm acometido a população brasileira, destaca-se a dengue, a qual requer ações de controle integradas e participativas. O estudo investigou a existência ou não de ações intersetoriais entre os campos da saúde e da educação em uma área endêmica do Rio de Janeiro. Para tal, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com sete professores de Ciências e Biologia de uma escola pública e dezesseis profissionais de saúde de uma unidade próxima à escola selecionada. As entrevistas foram submetidas à análise de conteúdo temática. Os resultados indicam que o conhecimento sobre a doença é superficial, falta diálogo entre os protagonistas dos setores investigados e os materiais informativos de que dispõem são escassos e por vezes inadequados.
Palabras clave : Dengue; Educação em Saúde; Profissionais de Saúde e de Educação..