Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117
Resumen
SOUZA, Agilson nascimento; SILVA, Suely Alves da y SILVA, Rosane maria Alencar. AÇÕES REFLEXIVAS NA PRÁTICA DE ENSINO DE QUÍMICA. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2013, vol.15, n.1, pp.175-191. ISSN 1983-2117. https://doi.org/10.1590/1983-21172013150111.
O objeto de investigação deste trabalho diz respeito aos aspectos relativos a práticas reflexivas e ao discurso junto a dois professores de Química da rede estadual de ensino de Pernambuco que desenvolvem suas atividades docentes há vários anos, sendo, por isso, considerados experientes. Foram gravados e analisados, qualitativamente, vídeos de aulas e entrevistas realizadas com esses docentes tendo como base teorias prático-reflexivas. As análises dos dados evidenciam que os docentes se apropriaram de aspectos característicos da prática reflexiva no âmbito discursivo, entretanto, em situações de aulas, suas ações se constituíram caracteristicamente tradicionais.
Palabras clave : Formação Continuada; Ensino de Química; Prática Reflexiva..