Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117
Resumen
FIUZA, Luciana y GUERRA, Andreia. Controvérsias históricas em torno à ideia de natureza: atividades com imagens. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2014, vol.16, n.2, pp.125-145. ISSN 1983-2117. https://doi.org/10.1590/1983-21172014160207.
O presente artigo apresenta as discussões sobre as ideias em relação à natureza feitas durante as aulas de Física com alunos do Ensino Médio de um colégio da rede pública federal. Nas duas turmas estudadas, as aulas tiveram o enfoque histórico-filosófico e foram fundamentadas com imagens históricas e com imagens contruídas pelos prórios alunos. Foram realizadas e analisadas quatro atividades utilizando essas imagens. As produções dos alunos foram examinadas de acordo com a semiótica peirciana. Os resultados apontam que as tendências, ao representar natureza, foram modificadas ao longo do trabalho, apontando um olhar mais diversificado para o signo natureza ao longo do trabalho.
Palabras clave : História e Filosofia da Ciência; História da Ideia de Natureza; Imagem.