Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117
Resumen
XAVIER, Patrícia Maria Azevedo y FLOR, Cristhiane Carneiro Cunha. SABERES POPULARES E EDUCAÇÃO CIENTÍFICA: UM OLHAR A PARTIR DA LITERATURA NA ÁREA DE ENSINO DE CIÊNCIAS. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2015, vol.17, n.2, pp.308-328. ISSN 1983-2117. https://doi.org/10.1590/1983-21172015170202.
Apresentamos um olhar para a literatura na área de Educação Científica sobre o tema saberes populares, procurando compreender como este é tratado pela pesquisa em Ensino de Ciências. Realizamos uma revisão em seis periódicos nacionais da área de ensino/aprendizagem de ciências publicados entre 2000 e 2012 e, posteriormente, buscamos outras publicações dos autores levantados. Após a leitura dos trabalhos, construímos quatro categorias: Reflexões teóricas; Novas alternativas didáticas; Troca de conhecimentos com a comunidade; Investigação das transformações ocorridas ao longo do tempo. A pesquisa sobre a inserção de saberes populares no Ensino de Ciências ainda é incipiente e concentra-se no desenvolvimento de novas alternativas didáticas, o que mostra um movimento no sentido de aproximar, por meio da pesquisa, os saberes populares do conhecimento escolar.
Palabras clave : Saberes populares; Ensino de Ciências; Revisão de literatura..