Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117
Resumen
BADZINSKI, Caroline y HERMEL, Erica do Espírito Santo. A REPRESENTAÇÃO DA GENÉTICA E DA EVOLUÇÃO ATRAVÉS DE IMAGENS UTILIZADAS EM LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2015, vol.17, n.2, pp.434-454. ISSN 1983-2117. https://doi.org/10.1590/1983-21172015170208.
Foram analisados os conteúdos relacionados à genética e à evolução em seis livros didáticos de biologia do Ensino Médio, de acordo com o sugerido pelos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCN+) de Biologia. Os livros avaliados não apresentaram todos os conteúdos sugeridos e expuseram diferentes abordagens para conteúdos em comum. Também foram analisadas 1.323 imagens, categorizadas segundo: iconografia; funcionalidade; relação com o texto; etiquetas verbais e conteúdo científico. A maioria das imagens foi classificada como fotografia, com funcionalidade informativa e cientificamente correta. Tal fato demonstra que os autores dos livros padronizam a escolha das imagens, priorizando alguns tipos em detrimento de outros. Deveria ser explorado o uso de imagens reflexivas, que permitem aos alunos pensar sobre o conteúdo.
Palabras clave : Ensino de biologia; Recurso didático; Linguagem imagética..