Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117
Resumen
AMANTES, Amanda; COELHO, Geide Rosa y MARINHO, Rafael. A MEDIDA NAS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO: EMPREGANDO O MODELO RASCH PARA ACESSAR E AVALIAR TRAÇOS LATENTES. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2015, vol.17, n.3, pp.657-684. ISSN 1983-2117. https://doi.org/10.1590/1983-21172015170306.
Neste trabalho, fazemos uma reflexão acerca das potencialidades da associação de métodos qualitativos e quantitativos para responder a questões específicas, no sentido de obter maior coerência interna nas pesquisas da área educacional. Temos como foco discutir o modelo Rasch como ferramenta para acessar traços latentes, apresentando um exemplo de como esse modelo pode ser promissor para trabalharmos com medidas, assim como responder a questões de natureza causal e que se remetem à identificação de efeitos e mudanças.
Palabras clave : Modelo Rasch; Traços latentes; Metodologia qualitativa-quantitativa.