Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117
Resumen
ROSA, Marcelo D'Aquino y MOHR, Adriana. SELEÇÃO E USO DO LIVRO DIDÁTICO: UM ESTUDO COM PROFESSORES. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2016, vol.18, n.3, pp.97-115. ISSN 1983-2117. https://doi.org/10.1590/1983-21172016180305.
No presente artigo, investigamos aspectos relacionados à seleção e ao uso do livro didático de Ciências por professores de escolas municipais de Florianópolis. Apresentamos e discutimos informações referentes às impressões dos docentes sobre o livro didático de Ciências, colhidas em entrevistas semiestruturadas com oito professores participantes, sujeitos deste estudo. Esta pesquisa é de natureza qualitativa, e os resultados apontam que, no grupo de docentes entrevistados, o professor de Ciências é o responsável pela escolha do livro didático na rede municipal de ensino de Florianópolis, a seleção do livro é feita em função da proposta curricular do município e do projeto político-pedagógico da escola, e os docentes consideram-se satisfeitos com a forma como selecionam e utilizam o livro didático em seus trabalhos.
Palabras clave : Livro didático; Ensino de Ciências; Professores; Ensino Fundamental.