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Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117
Resumen
BAROLLI, Elisabeth; VILLANI, Alberto y MAIA, Juliana de Oliveira. O mestrado profissional em ensino de física da UFRGS: reconstrução de uma história. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2017, vol.19, pp.302-329. ISSN 1983-2117. https://doi.org/10.1590/1983-21172017190116.
A pós-graduação brasileira tem investido na implantação de diversos programas de Mestrado Profissional (MP) por parte da CAPES, buscando, assim, uma aproximação efetiva entre universidade e sociedade. O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre o processo de constituição do curso da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mediante a reconstrução de sua história; serão realçadas as principais estratégias de sustentação que o grupo de docentes elegeu, desde sua criação até início de 2016, quando o curso deixou de abrir vagas. Para tanto, foram entrevistados nove docentes que participaram do MP em Ensino de Física da UFRGS. A análise narrativa, elaborada com base no desenvolvimento grupal, revela que essas estratégias tiveram sucesso relativo no enfrentamento das dificuldades e vicissitudes que foram surgindo no processo de implementação da proposta. Sugestões são oferecidas para subsidiar a condução de MPs na perspectiva de contribuir para o desenvolvimento profissional docente na área de ensino de ciências.
Palabras clave : Mestrado Profissional; Ensino de Física; Desenvolvimento Profissional; Funcionamento Grupal.