Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117
Resumen
BERMUDEZ, GONZALO MIGUEL ANGEL; GARCIA, LÍA PATRICIA y CISNERO, KAREN GIMENA. DIDÁTICAS DAS CIÊNCIAS PARA UMA CIDADANIA CRÍTICA. REFLEXÕES E PRÁTICAS CONTEXTUALIZADAS PARA PROBLEMAS AMBIENTAIS E DE SAÚDE. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2020, vol.22, e16190. Epub 20-Nov-2020. ISSN 1983-2117. https://doi.org/10.1590/21172020210132.
Neste artigo problematizamos o conceito de cidadania democrática frente ao impacto das desigualdades sociais no sistema educacional e, a partir de uma perspectiva política da alfabetização científica, questionamos visões simplistas sobre a emancipação cidadã. Para caracterizar como ocorrem os processos críticos de construção da cidadania e de alfabetização científica tendente à transformação social, realizamos pesquisas de desenvolvimento em salas de aula de ciências naturais. Seguindo uma metodologia qualitativa, configuramos casos com base em problemas socioambientais relacionados à saúde e ao meio ambiente (horta agroecológica, dengue/zika/chikungunya e biodiversidade). Assim, analisamos, reconhecemos e refletimos sobre uma Didática no território do público que, a partir de uma abordagem curricular intersticial e de ponta, contextualiza as práticas docentes nos problemas socioambientais do cotidiano.
Palabras clave : Ensino de Ecologia; Educação em Saúde; Horta escolar..