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Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117
Resumen
MARQUES, RODRIGO MÜLLER y MAZZARINO, JANE MÁRCIA. A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: REFLEXÕES A PARTIR DA ANÁLISE INTEGRATIVA DE PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS EM LÍNGUA INGLESA. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2021, vol.23, e26372. Epub 22-Nov-2021. ISSN 1983-2117. https://doi.org/10.1590/1983-21172021230130.
O artigo problematiza o panorama da formação de professores em educação ambiental, seus desafios e suas potências. Tem-se por objetivo mapear, analisar e discutir a produção acadêmica publicada entre 1992 e 2017, referente à formação de professores em educação ambiental em língua inglesa a partir da Análise Integrativa. A metodologia caracteriza-se como quanti-qualitativa, bibliográfica e documental. Analisaram-se publicações em língua inglesa no Portal de Periódicos da Capes. Os resultados da análise integrativa apontam dificuldades e potências. Como dificuldades identificaram-se abordagens superficiais, visão disciplinar, falta de diálogo e de motivação, rigidez de pensamento e falta de contato dos professores com a natureza. As potências encontradas foram exploração de novas metodologias, uso de tecnologias sociais e de mídia, ampliação de espaços de atividade, diversificação de abordagens, autoformação, cooperação, atividades que exploram a afetividade, a criatividade e a arte.
Palabras clave : Formação de Professores; Educação Ambiental; Portal de Periódicos da Capes; Produção Acadêmica; Análise Integrativa.