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Eccos Revista Científica
versión impresa ISSN 1517-1949versión On-line ISSN 1983-9278
Resumen
MICHELOTT, Regina Maria y LIMA, Michelle Fernandes. Políticas de democratização da educação superior na perspectiva metodológica de Antonio Gramsci. Eccos Rev. Cient. [online]. 2017, n.42, pp.125-141. Epub 06-Jun-2017. ISSN 1983-9278. https://doi.org/10.5585/eccos.n42.3634.
Este artigo é resultado de estudos realizados no Grupo de Pesquisa: Estado, Políticas e Gestão da Educação (PPGE/UNICENTRO) na Linha de Políticas para a Educação Superior no Brasil, bem como da pesquisa de doutorado sobre o pensamento de Álvaro Borges Vieira Pinto sobre a Reforma Universitária de 1968. Tem como objetivo discutir a questão da democratização da universidade a partir dos fundamentos metodológicos de Antonio Gramsci. Após dissertar sobre a questão do método em pauta, as autoras analisam processos de democratização da educação superior utilizando exemplos como da situação italiana da década de 1990, a experiência revolucionária cubana e políticas sobre o tema no contexto brasileiro. A metodologia escolhida permite que as contradições sejam expostas configurando diferentes interpretações sobre processos democratizantes e aponta que muitas vezes o que é considerado “democratização” da universidade deturpa o real sentido da expressão. Nos exemplos escolhidos, verificou-se que o processo de Cuba é o que mais se aproxima de um modelo democrático.
Palabras clave : Antonio Gramsci; Democratização; Educação Superior; Política Educacional.