Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Eccos Revista Científica
versión impresa ISSN 1517-1949versión On-line ISSN 1983-9278
Resumen
VELLENICH, Ana Maria; FERREIRA, Adriano Marcius; MARCONDES, Nilsen Aparecida Vieira y CASTRO, Maria Aparecida Campos Diniz de. Comunidade aprendente: a escola como locus de formação e desenvolvimento do professor. Eccos Rev. Cient. [online]. 2017, n.42, pp.161-176. Epub 06-Jun-2017. ISSN 1983-9278. https://doi.org/10.5585/eccos.n42.3942.
São pacíficas as opiniões a respeito do importante papel que a educação e a escola têm na formação de uma nação. No entanto, no Brasil, há muitos anos, a educação escolar vem enfrentando diferentes problemas afetos diretamente a sua qualidade. Nessa direção, esta revisão crítica de literatura propõe refletir sobre a instituição escolar como sistema de relações, com evidentes características interativas. Os conceitos e ideias de alguns autores estudados nesta reflexão teórica evidenciam a possibilidade de formação docente por meio de ações presentes na própria escola. Conclui-se que a prática reflexiva e as estratégias de ação compartilhadas, se bem conduzidas, transformam a escola numa comunidade aprendente, o que poderá contribuir para a autonomia e o aperfeiçoamento profissional dos agentes envolvidos, bem como possibilitar transformações em nível institucional.
Palabras clave : Autonomia; Comunidade aprendente; Contexto escolar; Formação; Qualidade.