Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Eccos Revista Científica
versión impresa ISSN 1517-1949versión On-line ISSN 1983-9278
Resumen
ZAMPERETTI, Maristani Polidori; SOUZA, Fabiana Lopes de y ROSSI, Flávia Demke. Autorreflexão e experiência na formação docente - um estudo com professores de Artes Visuais. Eccos Rev. Cient. [online]. 2017, n.44, pp.259-269. Epub 20-Jun-2019. ISSN 1983-9278. https://doi.org/10.5585/eccos.n44.7382.
O presente texto apresenta uma pesquisa desenvolvida no grupo: Pesquisa, Ensino e Formação Docente nas Artes Visuais (CA/UFPel). Por meio de entrevistas com docentes atuantes na rede de ensino do município de Pelotas, RS, durante o período de 2012 a 2014, procurou-se identificar as relações que eles estabelecem entre suas práticas, vivências e experiências docentes e pessoais, apoiando-se no referencial de Charlot (2000), García (1992), Larrosa (2000) e Tardif (2002). As informações contidas nas pesquisas possibilitaram a reflexão e o conhecimento acerca da formação docente, de suas práticas profissionais e das condições de trabalho na rede pública, e sobre os docentes, suas trajetórias profissionais e práticas de ensino em Artes Visuais, dentre outros temas.
Palabras clave : Autorreflexão; Ensino de Artes Visuais; Experiência.