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Eccos Revista Científica
versión impresa ISSN 1517-1949versión On-line ISSN 1983-9278
Resumen
ARIAS, Blanca Lizbeth Inguanzo; IRIARTE, Claudia Regina y NAPOLI, Mariángela Rocío. VALOR DO CONHECIMENTO E MODELO DE CIENCIA NACIONAL - OS CASO DE MÉXICO, HONDURAS E ARGENTINA. Eccos Rev. Cient. [online]. 2019, n.49, e13365. Epub 17-Ene-2024. ISSN 1983-9278. https://doi.org/10.5585/eccos.n49.13365.
Este artigo analisa e reflete sobre o papel que três países - do norte, do centro e do sul da América - dão ao conhecimento. Se utiliza referencial teórico que deriva do pensamento latino-americano de ciência, tecnología e inovação e dos conceitos de ciência social politizada e mobilização do conhecimento desenvolvidos por Naidorf e outros autores. Apresenta-se um esboço do valor do conhecimento como princípio organizador e eixo de câmbio social, do valor da Universidade como espaço público e do modelo de ciência nacional em função de um modelo de Estado. A análise a partir de uma abordagem descritiva, comparativa e proativa é apresentada a partir dos indicadores propostos por Oscar Varsavsky para a orientação de um modelo nacional de ciência. Conclui-se que a produção de conhecimento deve gerar modelos alternativos de ciência frente às desigualdades palpáveis e latentes na América Latina.
Palabras clave : Ciência Social Politizada; Conhecimento; Latinoamérica; Modelo de ciência; Universidade..