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Eccos Revista Científica
versión impresa ISSN 1517-1949versión On-line ISSN 1983-9278
Resumen
SILVA, Rodrigo Manoel Dias da y PONCONI, Bruna. POLÍTICAS EDUCACIONAIS, RECONHECIMENTO E CONCEPÇÕES PLURAIS DE JUSTIÇA SOCIAL: UMA REVISÃO DE LITERATURA. Eccos Rev. Cient. [online]. 2019, n.49, e8192. Epub 17-Ene-2024. ISSN 1983-9278. https://doi.org/10.5585/eccos.n49.8192.
O artigo objetiva interpretar as relações entre escolarização e desigualdades, a partir da análise sistemática de estudos publicados em periódicos brasileiros da área de Educação. Trata-se de um estudo teórico realizado em artigos publicados entre 2011 e 2015, no qual, além de um levantamento das recorrências quantitativas, realizou-se um mapeamento das referências qualitativas, dentre as quais verificou-se dois grandes traços interpretativos. No que tange à esfera de produção e atuação do Estado, os estudos demonstraram uma transformação nos princípios políticos que compuseram, ao longo da história, a pauta pública dos Estados Nacionais. Quanto às políticas, os autores identificaram a existência de uma convergência no que se refere ao reconhecimento da diversidade sociocultural no contexto das políticas educacionais, mesmo em formações sociais marcadas por injustiças, em detrimento a posições discriminatórias ou excludentes.
Palabras clave : Desigualdades; Justiça Social; Políticas Educacionais..