Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Eccos Revista Científica
versión impresa ISSN 1517-1949versión On-line ISSN 1983-9278
Resumen
KIM, Leila Maria Vieira y DIAS, Elaine Teresinha Dal Mas. INTERVENÇÕES EDUCACIONAIS E SUBJETIVIDADE: O DESAFIO DA AÇÃO CONCRETA EM INVESTIGAÇÕES CIENTÍFICAS. Eccos Rev. Cient. [online]. 2021, n.56, e8585. Epub 05-Feb-2024. ISSN 1983-9278. https://doi.org/10.5585/eccos.n56.8585.
Este artigo mapeia o lugar ocupado pelas intervenções educacionais no conhecimento científico na contemporaneidade. O objetivo é democratizar informações básicas sobre intervenção social, para nela incluir novos pesquisadores que atuam na área educacional. Para isso, sintetizamos questões teóricas e práticas que permeiam a construção do conhecimento em ciências de fronteira e de vanguarda, bem como a ruptura causada pelas intervenções, enquanto ciência aplicada na área socioeducacional. Consideramos a importância desta técnica científica de pesquisa em situações de turbulência decorrentes de crises, que demandam soluções mais adequadas ao momento sociocultural, econômico e político em que vivemos. Exemplificamos sua aplicação em projetos de pesquisa-ação instrumentalizados pelo psicodrama pedagógico articulado à psicanálise, em programas participativos da sociedade civil e do Estado; na inter-relação professor-aluno para a aquisição da leitura e escrita; em grupo de idosos e em sala de aula de curso de pós-graduação, em uma universidade portuguesa.
Palabras clave : Ciência; Intervenção educacional; Pesquisa-ação; Cultura..