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Eccos Revista Científica
versión impresa ISSN 1517-1949versión On-line ISSN 1983-9278
Resumen
BASSO, Ana Paula y SILVA, Laraina Moreira. IMPLICAÇÕES PESSOAIS APONTADAS POR DOCENTES OCUPANTES DE CARGOS NA GESTÃO INTERMEDIÁRIA EM INSTITUIÇÃO PÚBLICA FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR. Eccos Rev. Cient. [online]. 2021, n.59, e10382. Epub 07-Feb-2024. ISSN 1983-9278. https://doi.org/10.5585/eccos.n59.10382.
Os docentes universitários, geralmente, são os sujeitos que assumem papéis de gestores nas instituições de ensino superior, acumulando as funções já desempenhadas, como a de ensino, pesquisa e extensão, com a de gestor, aumentando assim sua carga de trabalho. Este estudo teve como objetivo geral identificar as implicações pessoais do trabalho de docentes que ocupam/ocuparam cargos de gestão, mais especificamente coordenações de curso e administrativas no Centro de Formação de Professores (CFP) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Para isso, fez-se a opção por uma pesquisa descritiva, do tipo levantamento ou survey, com abordagem quantitativa. A amostra final dessa pesquisa foi composta por trinta e seis coordenadores e ex-coordenadores, que responderam a um questionário estruturado, que teve as respostas apresentadas analisadas através da estatística descritiva. Entre os resultados encontrados, é possível perceber as implicações geradas pelo exercício da gestão na vida desses docentes.
Palabras clave : docentes; gestão; implicações; universidades; trabalho..