SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número62FORMACIÓN ESTÉTICA, DOCENCIA Y ARTES VISUALESEL PAPEL DEL JUEGO EN LAS VERSIONES DE LA BNCC: DISCURSOS CONSTITUYENDO SABERES EN LA EDUCACIÓN INFANTIL índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Eccos Revista Científica

versión impresa ISSN 1517-1949versión On-line ISSN 1983-9278

Resumen

BOUTIN, Aldimara Catarina Brito Delabona  y  FLACH, Simone de Fátima. O ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE MOVIMENTO ESTUDANTIL BRASILEIRO NO CAMPO DA EDUCAÇÃO. Eccos Rev. Cient. [online]. 2022, n.62, e16977.  Epub 12-Feb-2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n62.16977.

Este texto apresenta mapeamento acerca da produção acadêmica sobre o Movimento Estudantil brasileiro no campo da Educação. O Estado do conhecimento apresentado, portanto, visa expor o perfil quantitativo e a incidência das pesquisas que tomaram o Movimento Estudantil como objeto de pesquisa. Para tanto, contextualiza-se o Movimento Estudantil brasileiro, tomando por base as pesquisas de autores como Poerner (1979), Mendes Jr. (1982), Fávero (1995), entre outros que se dedicaram aos estudos sobre a participação política dos jovens brasileiros; e analisa-se a produção acadêmica a respeito da temática em tela, de modo a apontar possíveis lacunas e fragilidades nos estudos já realizados. A partir da análise, conclui-se que, em relação ao período ditatorial iniciado em 1964, há predominância de trabalhos sobre sua reconstrução histórica, por meio de narração de fatos e de acontecimentos vivenciados pelos estudantes. Além disso, em relação ao Movimento Estudantil contemporâneo, há tendência na realização de estudos de caso.

Palabras clave : Movimento Estudantil; estado do conhecimento; educação; produção acadêmica..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )