SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número63A REFLECTION ON THE KNOWLEDGE ALREADY ESTABLISHED: METACOGNITION AND COMPUTATIONAL THINKING IN THE USE OF ROBOTICS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Eccos Revista Científica

versión impresa ISSN 1517-1949versión On-line ISSN 1983-9278

Resumen

BRITO, Rodrigo Martins de  y  FRANCISCO, Marcos Vinicius. PROJETOS POLÍTICO-PEDAGÓGICOS E VIOLÊNCIA ESCOLAR: (DES)ENCONTROS DA EDUCAÇÃO FÍSICA EM MUNICÍPIOS DO PARANÁ. Eccos Rev. Cient. [online]. 2022, n.63, e22157.  Epub 12-Feb-2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n63.22157.

Nesta pesquisa assumiu-se o objetivo de analisar os Projetos Político-Pedagógicos de escolas situadas no Vale do Ivaí, a fim de avaliar a articulação entre o componente curricular de Educação Física e os programas de combate às manifestações de violência da e na escola. Por meio da análise documental e com base nos pressupostos epistemológicos e ontológicos do materialismo histórico-dialético, analisaram-se os Projetos Político-Pedagógicos (PPP) de escolas estaduais que ofertavam o Ensino Fundamental II e/ou Médio vinculadas aos municípios de Arapuã, Ivaiporã, Jardim Alegre, Lunardelli e São João do Ivaí, além dos programas/projetos assumidos pelas unidades escolares das respectivas cidades paranaenses. Explicitou-se por meio dos resultados que, por mais que os PPP das escolas revelem que foram construídos a partir dos princípios da gestão democrática, não foram identificados elementos que confirmem o envolvimento da comunidade escolar nas ações propostas. Apenas dois documentos trouxeram à tona, ainda que de forma incipiente, conexões do componente curricular de Educação Física com o enfrentamento da violência escolar. E, no que tange às distintas dimensões da violência, quando aludidas, são mencionadas estratégias generalistas, obliterando-se os fundamentos e desdobramentos para problematizá-las e combatê-las.

Palabras clave : educação física; projeto político-pedagógico; programas de enfrentamento; violência escolar..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )