Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Eccos Revista Científica
versión impresa ISSN 1517-1949versión On-line ISSN 1983-9278
Resumen
SIMAO, Crisley Helena y JARDIM, Maria Inês de Affonseca. MOTIVAÇÃO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM E SUA RELAÇÃO COM ATIVIDADES GAMIFICADAS - UMA ANÁLISE EPISTEMOLÓGICA. Eccos Rev. Cient. [online]. 2023, n.65, e23660. Epub 16-Feb-2024. ISSN 1983-9278. https://doi.org/10.5585/eccos.n65.23660.
A motivação é um fator importante da vida humana e muito significante no processo de aprendizagem. Ao longo do desenvolvimento do pensamento filosófico que incluía as visões de homem e das concepções de determinação dos comportamentos, variados compêndios sobre motivação foram escritos. Muitos teóricos da aprendizagem estudaram ou evidenciaram o papel das variáveis motivacionais na aprendizagem ou na memória. É sob essa perspectiva que o conceito de motivação será tratado neste trabalho, refletindo sobre os enfoques de como a motivação em contexto de ensino e aprendizagem foi caracterizada ao longo dos tempos e historicizar a relação da motivação histórica com a gamificação como estratégia de ensino. As reflexões levantadas neste trabalho apontam que dentre os modelos epistemológicos e pedagógicos o construtivismo e a pedagogia relacional se destacam por favorecer a interação entre o sujeito e o meio. A gamificação segue o modelo epistemológico construtivista no qual o conhecimento não é apenas transmitido e se sustenta na pedagogia relacional valorizando a associação das motivações intrínseca e extrínsecas no processo de ensino-aprendizagem. Assim, este trabalho pode auxiliar o desenvolvimento de pesquisas sobre gamificação no âmbito educacional visando a efetivação do conhecimento unindo pressupostos cognitivistas aliado ao uso de recompensas.
Palabras clave : epistemologia; gamificação; teorias de aprendizagem..