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Childhood & Philosophy
versión impresa ISSN 2525-5061versión On-line ISSN 1984-5987
Resumen
ASLANIMEHR, Parmis. Descobrindo a eficácia da investigação filosófica com crianças. child.philo [online]. 2015, vol.11, n.22, pp.329-348. ISSN 1984-5987. https://doi.org/10.12957/childphilo.2015.22119.
Este artigo apresenta um estudo crítico do movimento da Filosofia para Crianças (FpC), que visa à expansão de habilidades de pensamento crítico, criativo e cuidadoso em estudantes por meio do diálogo filosófico. Descreve que tais práticas são capazes de incentivar as crianças a assumirem a responsabilidade no reconhecimento de seus pensamentos e ações, dando contorno ao que elas estão se tornando. O artigo delineia o desenvolvimento histórico dessa abordagem dialógica, para, em seguida, concentrar-se em alguns dos desafios e soluções a respeito da prática de filosofia para crianças. Algumas das principais preocupações levantadas pelos críticos da prática filosófica são abordadas usando argumentos filosóficos, sociológicos e psicológicos, antes de pesquisar a evidência da efetividade de tal abordagem. Este artigo apresenta uma revisão crítica dos estudos que implementaram a investigação filosófica com crianças em diferentes contextos educativos para considerar que esta prática possibilita às crianças a participação em uma comunidade aberta por meio da razão. O argumento conclusivo considera implicações para a prática filosófica tanto nos campos de sua implementação na educação quanto para futuros rumos na pesquisa. Esse artigo traz a afirmação final de que Pesquisa Filosófica Engajada é um meio crucial e necessário para a fazer emergir e promover crescimento social e emocional nos alunos, que podem alcançar um sentimento estável de bem-estar pessoal.
Palabras clave : Filosofia para Crianças; Investigação Filosófica; Comunidade de Investigação; FpC; Criticismo; Efeitos.