Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Childhood & Philosophy
versión impresa ISSN 2525-5061versión On-line ISSN 1984-5987
Resumen
RIBEIRO, Tiago; SOUZA, Rafael de y GUEDES, Adrianne Ogêda. Infância, alteridade e formação docente: encontro com as crianças como potência de transformação. child.philo [online]. 2018, vol.14, n.30, pp.261-276. ISSN 1984-5987. https://doi.org/10.12957/childphilo.2018.29281.
O presente trabalho busca compartilhar reflexões produzidas no bojo de uma ação investigativa desenvolvida no cotidiano de uma escola pública localizada na cidade do Rio de Janeiro, com o objetivo de pensar o processo de formação docente e a potencialidade da criança nele. Por meio de uma investigação na perspectiva da pesquisa com o cotidiano, lançando mão de narrativas produzidas no caderno de campo e de impressões e sentidos criados ao longo da investigação, traz duas cenas vivenciadas no dia a dia da escola citada e, com elas, discute concepções de formação e de criança, defendendo esta última como um outro legítimo na formação do professor e a formação como um processo singular e, ao mesmo tempo, coletivo e polifônico. Finalmente, a partir da problematização proposta, o texto convida a pensar a formação com a infância na qualidade de uma formação como experiência: aquela que dá a pensar e a pensar-se, ou seja, uma formação que nos desloca e provoca a indagar nossas certezas e verdades cristalizadas, nos invita a ser já outros de nós mesmos, a repensar nossos modos de ser, estar e viver a docência com as crianças. Portanto, trata-se de um convite a que possamos pensar nosso lugar e o lugar das crianças, em outras palavras, nossa relação no educativo e na formação.
Palabras clave : formação docente; infância; alteridade.