SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número31Autobiografía: infancia, memoria y olvido desde una perspectiva filosóficaPreguntas y performatividad - Comunidades de investigação como contextos convencionales índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Childhood & Philosophy

versión impresa ISSN 2525-5061versión On-line ISSN 1984-5987

Resumen

AGUNDEZ-RODRIGUEZ, Adolfo. Programa de filosofia para crianças como proposta de educação moral: análises comparadas com outros enfoques de educação moral. child.philo [online]. 2018, vol.14, n.31, pp.671-695.  Epub 17-Mayo-2019. ISSN 1984-5987.  https://doi.org/10.12957/childphilo.2018.34305.

O que trataremos de demonstrar no presente artigo é que a proposta de Filosofia para crianças (FpN), pensada holisticamente e, em particular, em sua dimensão ética, pode ser pensada como um programa de educação moral. Para isso, depois de fazer uma breve revisão dos fundamentos epistemológicos que se encontram na base do programa Filosofia para crianças com relação à educação moral, passaremos a comparar a vertente ética desse programa com outros enfoques da educação moral (o enfoque da Clarificação de valores, o do pedido, o narrativo e das éticas discursivas, cordial e da reconstrução). A fim de complementar nossas análises, na última parte do nosso trabalho, apresentamos uma crítica à proposta de Lipman, a qual, ao invés de diminuir sua validade, pode servir para projetar esse enfoque de educação moral além de seus próprios limites. Sustentamos que, tomada em sua proposta de educação moral, a Filosofia para crianças é uma proposta integradora e original. Integradora no sentido de que é uma proposta que reúne os elementos essenciais presentes nos principais enfoques contemporâneos da educação. Original por promover o desenvolvimento de um pensamento de ordem superior, crítico, criativo e zelador como necessário à formação permanente do sujeito moral.

Palabras clave : filosofia para crianças; educação moral; educação comparada.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )