Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educação UFSM
versión On-line ISSN 1984-6444
Resumen
PICH, Santiago; SCHAEFFER, Pedro Augusto y CARVALHO, Lucas Prado de. O caráter funcional do abandono do trabalho docente na educação física na dinâmica da cultura escolar. Educação. Santa Maria [online]. 2013, vol.38, n.03, pp.631-644. ISSN 1984-6444.
Este trabalho situa-se no campo de estudos da cultura escolar, considerada como uma importante chave de leitura para a compreensão internalista do dia-a-dia escolar, a partir da focalização a interação dos atores da instituição escolar. Tivemos como objetivo compreender o caráter funcional do abandono do trabalho docente da Educação Física para a dinâmica da cultura escolar. Tratou-se de uma pesquisa etnometodológica realizada em uma escola municipal de Curitiba - PR, utilizando como instrumentos para a coleta de dados o diário de campo e a entrevista biográfica. Observamos aulas de Educação Física das turmas do quarto e quinto ano do ensino fundamental. Constatamos que o abandono do trabalho docente na Educação Física se torna funcional para a cultura escolar existente, sendo esse abandono sustentado pelos diferentes atores da comunidade escolar.
Palabras clave : Cultura Escolar; Abandono do Trabalho Docente; Educação Física Escolar.