Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educação UFSM
versión On-line ISSN 1984-6444
Resumen
PERES, Maria Regina. Perfil do aluno de psicopedagogia. Educação. Santa Maria [online]. 2014, vol.39, n.01, pp.229-240. ISSN 1984-6444.
Os cursos de pós-graduação lato sensu, dentre eles o de psicopedagogia, têm apresentado uma crescente demanda nos últimos anos. Pouco se sabe sobre quem são os profissionais que procuram esses cursos. Realizamos um estudo com 251 alunos ingressantes no curso de psicopedagogia, durante os anos de 2005 a 2012, pretendendo conhecer o perfil destes alunos e também os seus objetivos. Utilizamos um questionário de sondagem sobre a formação inicial do aluno, a sua atuação, experiência e futuras intenções. Os resultados indicaram que a maioria dos alunos são pedagogos que atuam como professores e objetivam alcançar melhorias na prática profissional. Concluimos que estes profissionais estão em busca de metodologias alternativas de trabalho que possam se reverter em melhorias educacionais.
Palabras clave : Educação; Prática Profissional; Metodologias.