Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educação UFSM
versión On-line ISSN 1984-6444
Resumen
SILVA, Greice Ferreira da y ARENA, Dagoberto Buim. Ensino e aprendizagem da leitura e da escrita na educação de jovens e adultos:: diálogos com a educação infantil. Educação. Santa Maria [online]. 2014, vol.39, n.02, pp.315-338. ISSN 1984-6444.
O presente artigo tem como objetivo apresentar uma discussão acerca dos aspectos metodológicos do ensino e da aprendizagem da leitura e da escrita na Educação de Jovens e Adultos, na tentativa de buscar estabelecer um diálogo com a Educação Infantil ao apontar elementos convergentes entre essas duas instâncias. Para tanto, propõe a reflexão sobre a construção da natureza humana e a apropriação da leitura e da escrita como processos humanizadores dentro da perspectiva da Teoria Histórico-Cultural, preconizada por Vygotsky e seus colaboradores. Nesse contexto, é apresentada uma situação pedagógic observada numa escola pública municipal de Educação Infantil do interior do Estado de São Paulo, seguida de análise sob a ótica de Bakhtin com o intuito de fazer algumas aproximações no processo de ensino e de aprendizagem da língua materna entre adultos e crianças.
Palabras clave : Educação de Jovens e Adultos; Língua materna; Educação Infantil.