Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educação UFSM
versión impresa ISSN 0101-9031versión On-line ISSN 1984-6444
Resumen
NUNES, Luciana Borre. Cenas etnográficas para entender representações de masculinidades na escola. Educação. Santa Maria [online]. 2016, vol.41, n.2, pp.483-494. ISSN 1984-6444. https://doi.org/10.5902/10.5902/1984644419555.
Neste texto, busca-se entender o processo de constituição de masculinidades a partir das interações entre um grupo de vinte crianças e as imagens presentes em seu cotidiano escolar. Apresentam-se os resultados da investigação de doutorado concluído em 2014, pelo Programa de Pós Graduação em Arte e Cultura Visual da Universidade Federal de Goiás (Brasil). A perspectiva teórica está centrada nas discussões pós-estruturalistas dos estudos da cultura visual, educação, gênero e sexualidades. A metodologia de investigação percorreu um viés etnográfico com utilização de grupos focais, fotografias e diário de campo como instrumentos de produção de dados. O texto está organizado em duas partes: (1) cultura visual e possibilidades etnográficas em pesquisas com crianças e; (2) representações de masculinidades em sala de aula a partir dos estudos de gênero e sexualidades.
Palabras clave : Cultura Visual; Escola; Masculinidades; Etnografia.