Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educação UFSM
versión impresa ISSN 0101-9031versión On-line ISSN 1984-6444
Resumen
SOUSA, Carolina Silva y EXTREMERA, Marta Olmo. Docentes resilientes em contextos precários: estudo de casos em Espanha. Educação. Santa Maria [online]. 2016, vol.41, n.3, pp.541-551. ISSN 1984-6444. https://doi.org/10.5902/1984644424598.
O artigo centra-se sobre docentes que enfrentam grandes desafios, em contextos socioeconómicos e culturais muito precários, na Província de Granada, Espanha, em que os alunos apresentam muitas diferenças quanto às suas necessidades e aspirações educativas. Os docentes destas escolas acabam por atuar numa perspetiva mais social e moral do que académica e as famílias demonstram pouca participação e interesse, junto às instituições de ensino nas quais os seus filhos estudam. As respostas obtidas com a recolha de dados são únicos para cada contexto social e educacional e seria errado extrapola-las, a partir de um centro para outro, porque cada centro tem a sua própria realidade, apesar do elevado envolvimento dos docentes para o sucesso das suas escolas.
Palabras clave : Docente Resiliente; Resiliência; Fatores de Resiliência.