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Educação UFSM
versión impresa ISSN 0101-9031versión On-line ISSN 1984-6444
Resumen
PIN, Silvana Aparecida; NOGARO, Arnaldo y WEYH, Cênio Back. Formação de professores na perspectiva freireana: dizer o mundo e aprender/ensinar o mundo. Educação. Santa Maria [online]. 2016, vol.41, n.3, pp.553-565. ISSN 1984-6444. https://doi.org/10.5902/1984644417994.
O presente estudo tem por objetivo refletir sobre a formação de professores a partir do pensamento de Freire, a fim de perceber indicativos que levem o educador a desenvolver uma educação libertadora por meio da práxis transformadora. A pesquisa realizada foi de caráter bibliográfico. Destaca-se a educação dialógica e a práxis social como desafios permanentes ao educador que deseja colaborar para uma transformação do mundo a partir de sua prática pedagógica. O algo a mais que o professor precisa para uma metodologia exitosa é sua própria libertação e seu trabalho na libertação de seus educandos. Para isso, ele conta com o poder da palavra, não apenas a palavra falada, mas a que se pode usar de muitas formas, como instrumento essencial no ensino/ aprendizagem para dizer e transformar o mundo
Palabras clave : Educação Dialógica; Paulo Freire; Formação de Professores.