Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educação UFSM
versión impresa ISSN 0101-9031versión On-line ISSN 1984-6444
Resumen
GOETHEL, Elisiane Spencer Quevedo; CARDOSO, Priscila Carla y FONSECA, Débora Cristina. Cotidiano escolar e (des)respeito: o que dizem os livros de ocorrência escolar. Educação. Santa Maria [online]. 2017, vol.42, n.2, pp.385-396. ISSN 1984-6444. https://doi.org/10.5902/1984644424578.
Este artigo tem como objetivo discutir como o respeito e desrespeito aparecem no cotidiano escolar e são significados nas falas e nos registros dos educadores. Para tanto, foram analisados dados coletados nos Livros de Ocorrência Escolar (LOE). Trata-se de uma pesquisa documental de análise qualitativa, onde utilizou-se a técnica de análise de conteúdo. A discussão teve como aporte teórico a teoria históricocultural. O estudo aponta a necessidade da compreensão de como se dá a construção do respeito por parte daqueles que atuam no ambiente escolar, bem como seu importante papel nesse processo, sem deixar de levar em consideração questões como cultura, autoridade e comprometimento com a garantia ao acesso do conhecimento.
Palabras clave : Livro de Ocorrência Escolar; Respeito; Desrespeito; Cotidiano Escolar.