Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educação UFSM
versión impresa ISSN 0101-9031versión On-line ISSN 1984-6444
Resumen
FIGUEIRA, Sandro Tiago y FONTOURA, Helena Amaral. Livro de apoio para professor iniciante do município do Rio de Janeiro: clarificando concepções. Educação. Santa Maria [online]. 2018, vol.43, n.1, pp.99-112. ISSN 1984-6444. https://doi.org/10.5902/1984644423329.
Concebendo que perspectivas teóricas e concepções de ensinar e apren der integram os materiais de apoio direcionados aos professores ini ciantes, tomamos no presente artigo o objetivo clarificar as concepções e princípios do trabalho pedagógico que ancoram o livro “Aula nota 10”. O percurso analítico baseou-se na tematização onde procuramos os núcleos de sentido que focalizassem as visões de professor, do pro cesso de ensino-aprendizagem e dos referentes formativos. A partir da conjugação dos resultados, concluímos que há a presença da concepção de professor distinguido entre aquele que executa e que pensa. Nes ta perspectiva defendemos a necessidade de uma postura docente não aplicacionista, e sim crítica, para que possamos instrumentalizar os pro fessores que se iniciam na profissão a tomarem suas próprias decisões, com conhecimento, competência e criatividade.
Palabras clave : Formação de Professores; Material de Apoio; Ensino e Aprendizagem.