Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educação UFSM
versión impresa ISSN 0101-9031versión On-line ISSN 1984-6444
Resumen
GRAUPE, Mareli Eliane y LINS, Cleci Terezinha Lima de. Gênero e diversidade sexual: homofobia no contexto escolar. Educação. Santa Maria [online]. 2018, vol.43, n.1, pp.141-155. ISSN 1984-6444. https://doi.org/10.5902/1984644427530.
Este artigo objetiva analisar se a escola trabalha gênero e sexualidades na perspectiva do enfrentamento e superação da homofobia. O referencial teórico abarca autores/as como Scott, Butler, Louro, Grossi, Caetano, Junqueira, Borrillo, Miskolci, entre outra/os. Foi desenvolvido uma pesquisa documental sobre o Plano Municipal de Educação e Projeto Político Pedagógico da referida escola. Também foram realizadas observações na escola e entrevistamos cinco estudantes, três pessoas da equipe diretiva e quatro professoras/es. Os dados foram analisados de acordo com o método de análise de conteúdo qualitativo proposto por Mayring. Os resultados indicam a presença de práticas violentas contra estudantes que apresentam uma identidade de gênero e orientação sexual diferente da heteronormatividade. Constatou-se que nessa turma não são desenvolvidas ações educativas para o enfrentamento da homofobia.
Palabras clave : Gênero; Sexualidade; Diversidade; Homofobia; Escola.