Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educação UFSM
versión impresa ISSN 0101-9031versión On-line ISSN 1984-6444
Resumen
PEREIRA, Ricardo Inocêncio y HEINZLE, Marcia Regina Selpa. Teoria e prática: articulação no percurso formativo de um curso de Letras - Língua Alemã. Educação. Santa Maria [online]. 2018, vol.43, n.2, pp.285-300. ISSN 1984-6444. https://doi.org/10.5902/1984644427442.
Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa sobre a relação entre teoria e prática em um curso de licenciatura em Letras - Língua Alemã, com o objetivo de analisar essa relação no percurso formativo, a partir das compreensões dos acadêmicos concluintes. Considerando o Ciclo de Políticas (BALL, 1994) e com foco no contexto da prática, o texto traz as compreensões emergentes da análise textual discursiva (MORAES, 2003; MORAES; GALIAZZI, 2006) a partir de um questionário aplicado aos estudantes do curso. Da análise do corpus emergem avanços na relação entre teoria e prática, indicando sua articulação no curso, bem como evidências de uma relação dicotômica que persiste. As compreensões dos acadêmicos comprovam a importância da articulação teoria e prática na formação profissional dos professores, o que há muito tempo se defende nos discursos teóricos já incorporados pelas diretrizes oficiais.
Palabras clave : Articulação Teoria e Prática; Percurso Formativo; Curso de Letras - Língua Alemã.