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Educação UFSM
versión impresa ISSN 0101-9031versión On-line ISSN 1984-6444
Resumen
SOARES, Leticia Cavassana y COCO, Valdete. Enunciações docentes sobre a brincadeira na educação infantil: compreensões e interações. Educação. Santa Maria [online]. 2019, vol.44, e33777. Epub 11-Nov-2020. ISSN 1984-6444. https://doi.org/10.5902/1984644433777.
No contexto da Educação Infantil (EI), este artigo focaliza a temática da brincadeira na interface com a formação continuada docente. Partindo de uma pesquisa que buscou compreender as enunciações sobre a brincadeira nos processos formativos em uma instituição de EI, perspectiva-se analisar os sentidos produzidos a partir das compreensões sobre o brincar e identificar as interações enunciadas no que se refere às situações de brincadeira. Integrando uma pesquisa ampliada sobre as iniciativas de formação continuada, este estudo, que tematizou o brincar, foi realizado em uma perspectiva qualitativa com ancoragem em referenciais teórico-metodológicos bakhtinianos. Em uma abordagem exploratória, acompanharam-se encontros formativos em um Centro Municipal de Educação Infantil, com procedimentos de observações das atividades de formação continuada, entrevistas, aplicação de questionário e realização de rodas de conversa. Os resultados apontam para a importância atribuída à brincadeira no que se refere à colaboração do brincar no desenvolvimento das crianças (em especial, na aquisição de habilidades), no incentivo a aprendizagens diversas, no encaminhamento de avaliação, assim como para fomentar situações de interação e socialização. Nesse quadro, os enunciados evocam a produção de sentidos sobre as formas de efetivação das brincadeiras na EI, tanto no que concerne às atividades com orientação de um adulto, como nas ações lúdicas desenvolvidas pelas e entre as crianças, visibilizando as potencialidades da diversidade de situações brincantes que emergem no contexto educativo.
Palabras clave : Brincadeira; Formação continuada; Educação Infantil.