Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educação UFSM
versión impresa ISSN 0101-9031versión On-line ISSN 1984-6444
Resumen
DIAS, Lara Simone y KLEN, Edmilson Rampazzo. Acolhimento aos ingressantes na Universidade Federal de Santa Catarina - Campus Florianópolis: percepção dos estudantes. Educação. Santa Maria [online]. 2021, vol.46, e47406. Epub 01-Dic-2023. ISSN 1984-6444. https://doi.org/10.5902/1984644447406.
Práticas de acolhimento podem representar importante estratégia de prevenção à evasão no Ensino Superior. Opresente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de opinião com estudantes de uma universidade federal, realizada a fim de a conhecer a percepção dos mesmos a respeito destas ações e identificar fatores tidos como favoráveis e desfavoráveis à ambientação à universidade, tais como informações consideradas relevantes para a ambientação acadêmica, as formas de acesso a elas e os principais atores envolvidos neste processo. Participaram do estudo 718 estudantes - não identificados - de diversos cursos de graduação através de pesquisa de opinião por um questionário online. Os resultados indicam o protagonismo dos próprios estudantes no processo de acolhimento e uma parcela significativa de estudantes sem acesso às atividades de acolhimento. A partir da percepção dos estudantes, são discutidos o papel institucional no acolhimento aos ingressantes ao Ensino Superior e possíveis estratégias para sua melhoria.
Palabras clave : Acolhimento; integração; estudantes universitários; ensino superior.