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Contrapontos
versión On-line ISSN 1984-7114
Resumen
WITKOSKI, Sílvia Andreis y BAIBICH-FARIA, Tânia Maria. A importância da língua de sinais para as pessoas surdas na construção de uma linguagem plena e genuína. Contrapontos [online]. 2010, vol.10, n.03, pp.338-344. ISSN 1984-7114.
A linguagem exerce papel preponderante na constituição dos sujeitos, visto que é através dela que nos apropriamos da cultura entorno, construímos nosso entendimento sobre o micro e macro universo, e estabelecemos nossas relações socioafetivas. No entanto, apesar da relevância inquestionável da sua importância para os seres humanos, a possibilidade de construção da mesma para os surdos tem sido secularmente negada, ao privá-los da aprendizagem da Língua de Sinais. As origens desta resistência a Libras, presente tanto no seio familiar da maioria das crianças surdas como das instituições de ensino, que deriva dos mitos e preconceitos que se autoperpetuam em relação aos surdos e sua língua natural, são resgatadas a fim de superá-la. Tal discussão é realizada em função de que o objetivo primordial do presente artigo é mostrar a importância desta ser oportunizada às crianças surdas em tenra idade, para o seu pleno desenvolvimento. Para tal, são apontados estudos realizados com crianças surdas filhas de pais surdos, as quais têm a possibilidade de aprenderem a Língua de Sinais como primeira língua já nos primeiros contatos com o seu entorno, os quais são conclusivos no sentido de mostrar a importância da mesma para que estas construam uma linguagem plena e autêntica, alcançando os mesmos patamares de desenvolvimento do que as crianças ouvintes, inseridas em um ambiente linguístico de modalidade oral-auditiva.
Palabras clave : Linguagem; Língua de Sinais; Crianças Surdas.